visitas: 727015 | online: 17   | segunda, 28 de maio de 2018
« Voltar

Vença o mal.

HISTÓRIA - ESTEVÃO

Hoje eu li em Atos dos apóstolos capitulo 7 sobre quando prenderam Estevão e covardemente o mataram assim como fizeram com Jesus.

Gosto da história de Estevão, ele foi um dos sete homens escolhidos para servir, porque os gregos reclamavam contra os hebreus porque suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano, mas além disso ele se tornou forte era cheio de fé e de poder e fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

Mas o que era uma benção para muitos que acreditavam em Jesus, era motivo de inveja para outros que estavam em trevas espirituais, então o prenderam e o inquiriram sobre seus feitos.

E ele, inspirado pelo Espírito Santo de Deus discorreu e começou falando de Abraão, passando por José, Moises, Josué, Davi, Salomão até chegar ao Messias prometido que é Jesus ao qual eles rejeitaram e mataram, assim como rejeitaram Moises e mataram os profetas de Deus.

Essa história me fez lembrar de uma passagem que diz o seguinte:  E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.
Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. Lucas 12:11,12

Percebem quão claro é a afirmação de Jesus quanto a isso? Mas queridos irmãos existe uma condição, Deus não é um ser imaginário com uma varinha mágica, Ele não coloca idéias e pensamentos em nossas mentes, ao contrário, Ele nos da capacidade, inteligência e com isso pedimos-lhe sabedoria ao que ele jamais recusa, e com essas virtudes e qualidades estudamos a palavra de Deus e a guardamos no nosso coração e quando acontecer o que Ele disse em Lucas 12: 11,12 Seu Espírito Santo nos lembrará de tudo o que aprendemos e nos fará lembrar de Suas palavras e nos guiará sobre o que devemos falar.

Com certeza Estevão conhecia as escrituras sagradas (velho testamento), lia e estudava com atenção, por isso, com sua fé inabalável no Senhor foi iluminado e inspirado para falar desde Abraão até Jesus antes de ser covardemente morto assim como foi Jesus, e na passagem de sua vida podemos notar também uma certa similaridade com a morte de Jesus quando ele, o Estevão, diz: E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:60.

Lembram-se o que Jesus disse antes de expirar?  Em Lucas 23.34 Jesus falou.Pai perdoa-lhes,pois não sabem o que fazem.

Ele quis dizer exatamente isto: pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem. Jesus viu que aqueles que o condenavam não sabiam o que estavam fazendo espiritualmente e foi misericordioso com eles pedindo perdão por eles, e Estevão seguiu o exemplo de Jesus falando basicamente o mesmo e dando-nos também o seu exemplo (de Jesus)  para que o seguíssemos.

Jesus demonstrou até morrer que se pode vencer o mal. Instou seus seguidores a travarem sua própria batalha contra o mal. Como podemos fazer isso?

Acatando o conselho bíblico de ‘não retribuir a ninguém mal por mal’ e de persistir “em vencer o mal com o bem”, assim como Jesus fez.
Seja o vosso amor sem hipocrisia. Abominai o que é iníquo, agarrai-vos ao que é bom.  

Não retribuais a ninguém mal por mal. Provede coisas excelentes à vista de todos os homens. Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.

Não vos vingueis, amados, mas cedei lugar ao furor; pois está escrito: “A vingança é minha; eu pagarei de volta, diz Jeová.”

Mas, “se o teu inimigo tiver fome, alimenta-o; se ele tiver sede, dá-lhe algo para beber; pois, por fazeres isso, amontoarás brasas acesas sobre a sua cabeça”.

Não te deixes vencer pelo mal, porém, persiste em vencer o mal com o bem.

Romanos 12:17-21

Fiquem na paz do Senhor.

Texto enviado pelo irmão Ary Molina (membro da IASD Mirandópolis)
*25.04.18

Igreja Adventista do Sétimo Dia de Mirandópolis
Rua Itaipú, 160 - Ao lado da estação metrô Pça. da Árvore
CEP: 04052-010 - Mirandópolis - São Paulo/SP

Fale conosco: comunicacao@iasdmirandopolis.org